Eles que me ensinam tanto!

 

Um cheiro de carinho e saudade na despedida de Fernanda Calheiros, hoje assessora da Fits.

Eles chegam cheios de vontade de aprender, descobrir, inventar, fazer, errar, acertar. Puxa! A maioria vem mesmo cheia de garra – e também por isso – vencem. Há histórias lindas desse pessoal que tive (até agora) o prazer de dividir os dias, as semanas, os meses de trabalho: os estagiários. Sobre cada um deles poderia fazer um poema, um conto.  Eles sempre dizem que muito aprendem com a gente (já profissionais), mas desconhecem que a gente é que aprende – e muito – com eles todos os dias. 

Danielle, Ziliani, eu, Vinicius e Shay estágiários deste 2010, quando foi formado o "sindicato dos estagiários do PSCOM"

Isabelle Barros, Sabrina Scanoni, Daniella Barros, Cadu Epifânio, Davi Soares, Aline Mirelle, Rose Ferreira, Amanda Nascimento, Adriana Madeiro, Larissa Bastos, Mariana Vilela (hoje editora),  Amanda Marroquim, Mariana Novaes, Luziane Custódio, Larissa Ramos, Jenifer Leão, Acássia Deliê, Paula Passos, Mariana Lessa, Mariana Lima, Isis Nalba, Anne Caroline, Olga Sarmento, Cristiano Casado, Clau Soares,  Patrícia Machado, Anamaria Santiago, Edcésar Oliveira (hoje editor), Lucas Malafaia (hoje repórter), Fernanda Calheiros, Priscilla Duarte, Izabelle Targino foram alguns dos estagiários que tive PRAZER de acompanhar na minha trajetória na TV Pajuçara (gente perdoe se esqueci de alguém). Atualmente tem também os queridos Daniel Ziliani, Vinicius Firmino, Silvia Shayline, Danielle Lima e Débora Nunes .

Izabelle Targino, eu, Nanda Calheiros e Priscilla Duarte

Com esse pessoal aprendo, interajo, dou bronca e muitas vezes – sem que eu me dê conta – me pego com  a mesma  jovialidade deles novamente.

 Não consigo conceber o processo da vida, quando falo em progresso intelectual, profissional e moral sem que haja a solidariedade, a brincadeira inteligente, o bom humor, a doação e, sobretudo o amor. Para que isso aconteça é necessário que convivamos, que interajamos e fatalmente, criemos laços.

Esses laços – em boa parte da história – são tão fortes e sinceros que não desatam. É como casa construída sobre a rocha; pode vir sol, chuva, tempestades, e nada abala a estrutura. Assim me sinto em relação a alguns dos “estagiários” com quem tive, tenho e provavelmente terei a luxuosa oportunidade de conhecer.

Larissa Bastos, Luziane Custódio, Mariana Lima e Jenifer Leão

Eles saem diferentes. Bobagem o que falei, pois é impossível não mudar. O homem está sempre em constante mudança, como disse Heráclito há 500 anos a.c. “Tudo flui… nenhum homem pode banhar-se no mesmo rio por duas vezes, porque nem o homem, nem a água do rio serão os mesmos”. Mas é isso que é mágico e que dá razão a nossa existência. Ainda relembrando o velho Heráclito eu acredito que todo o mundo é um constante fluxo perene onde nenhuma coisa é jamais a mesma, tudo se transforma em constante evolução.

Clau Soares, hoje assessora de comunicação concursada da Uneal. Detalhe: só tinha uma vaga e ela foi a dona merecidamente!

Comigo fica um pouco de cada um. E isso me enriquece me torna uma pessoa melhor. Alguns dizem que sou “a fada madrinha dos estagiários”. Ricardo Mota costuma dizer que acha essa relação que tenho com os estagiários, uma coisa muito legal, com jeito de vida, de humanidade necessária – acredito eu – ao pragmatismo cotidiano de todo trabalho humano.

Edcésar Oliveira, hoje editor de texto da TV Pajuçara. Sensível, responsável e competente.

Meus queridos deixo aqui registrado a minha homenagem a vocês todos vocês (e olha que tantos já se foram e hoje são super profissionais mundo afora). Mas, muito mais que homenagem, deixo aqui meus sinceros agradecimentos pela oportunidade de conhecê-los e aprender com vocês todos os dias.

Abraço de despedida em Izabelle Targino. Como choramos. Hoje ela é assessora - das boas da prefeitura de Arapiraca e foi uma das responsáveis pela equipe que conseguiu eleger Célia Rocha, deputada Federal!

25 responses to this post.

  1. Posted by Mariana Lessa on outubro 12, 2010 at 6:01 pm

    Q fofaaaaaa!!!! Sinto falta dos tempos de estagiaria! Eu aprendi mto com vc e ainda ganhei uma amiga! Fica com DEus! Bjao!

    Resposta

  2. Posted by Julliana Fernanda on outubro 12, 2010 at 6:12 pm

    Acho lindo esse carinho que você tem com todos!

    Você é mito especial, e mesmo sem ter sido estagiária do Jornalismo e sim do TNH, sou muito feliz em ter te conhecido e conseguido um espacinho no seu coração.

    Amo você.

    Beijos.

    Resposta

  3. Posted by Davi Soares on outubro 12, 2010 at 6:39 pm

    Pois é Malheiros, você me convenceu de que todos lhe ensinamos algo. Mas as lições que apredemos com você são muito maiores, porque não se trata apenas de ensinamentos de uma jornalista competente, ética e proativa, mas de um exemplo de amor à vida, à família e aos amigos. Quem sempre se rende aos seus ensinamentos somos nós. Sua alegria, sua felicidade, sua firmeza nas broncas e a doçura nos elogios, nos tornaram – espero que eu também – profissionais no padrão Gésia Malheiros de qualidade. Conclamo a todos para a formação de um fã clube em homenagem à sereia Malheiros. Amamos você!!!! bjos e saúde! E a ema?!!! kkkkkk

    Resposta

  4. Posted by Marcia Rejane on outubro 12, 2010 at 6:40 pm

    Gésia, conviver com você, em qualquer situação, é um dos grandes prazeres da vida. Você é tudo de bom.

    bjs,te adoro

    Márcia

    Resposta

  5. Eu dizia na época e repito até hoje, com razão: Gesita, a fada madrinha dos estagiários! Transformando abóboras e carruagens desde os tempos imemoriais!

    Resposta

  6. Posted by Nanda Calheiros on outubro 12, 2010 at 11:24 pm

    Malheiros… minha fada… nossa fada.
    Esse post me emocionou profundamente.
    Tão bom lembrar da convivência contigo!
    Comentários, elogios, broncas, a confiança e o incentivo que sempre recebemos de você.
    Chegamos tão verdinhos e saimos mais maduros, fortes, experientes.
    Guardo a mensagem de despedida que deixou na mesa de casa uma de nós no nosso último dia na TV. Guardo (e uso sempre) cada brinco, colarzinho hehehe – minha coleção cresceu depois que te conheci.
    Obrigada por tudo. Obrigada por não esquecer… é por essas e outras você é a eterna fada madrinha dos estagiários!

    Resposta

  7. Posted by Clau Soares on outubro 12, 2010 at 11:51 pm

    Adorei o texto. Maravilhoso é poder ter sua presença sempre por perto, aliviando minhas dores, animando-me. Você é a cara!

    Resposta

  8. Posted by Daniel Ziliani on outubro 13, 2010 at 1:31 am

    Eu faço parte de uma comunidade no orkut chamada “Há Pessoas Q Marcam P/ Sempre”. E é graças a pessoas como a Gésia que eu entrei nela.
    Nunca vou esquecer do dia em que a conheci. Foi na prova do Caça às Focas. Como se não bastasse o desejo de trabalhar na TV, ainda encontrei a “fada dos estagiários” com toda sua alegria. Saí daquela prova pensando “eu tenho que estagiar aqui”.
    Lembro que naquele dia eu tive sede e ela me emprestou uma caneca que tinha o nome “sorte” escrito (tempos depois descobri que a caneca era do Edcesar). E não é que deu sorte mesmo! Passei no teste e no dia 4 janeiro de 2010 eu cheguei na TV Pajuçara. E já no primeiro dia me mandaram sozinho pra rua com uma equipe de reportagem para fazer uma sonora com uma cara da defesa civil. Chovia muito. Voltei pra redação todo molhado. Feito um pinto. E foi a Gésia, que com todo carinho e seu jeitão de mãe, me arrumou uma camisa seca pra eu não voltar pra casa molhado.
    De lá para cá foram muitas histórias, muitas piadas, muitas risadas, muitas broncas, muito carinho, muito amor. SIM ou NÃO? hehehe
    Muito obrigado por tudo que você já me ensinou, me ensina e ainda vai ensinar. Obrigado pelos presentes e por fazer as manhãs da TV Pajuçara mais alegres e divertidas.

    Quem leu até aqui já percebeu que eu falo muito, né? Então vou ficar por aqui.

    Ah! Concordo com o Davi. Sou mais um integrante do fã clube da Gésia.

    E outra coisa: Esse monte de comentário neste post SIGNIFICA que todos os estagiários amam a Gésia??? SIGNIFICA!!!

    Resposta

  9. Posted by Débora on outubro 13, 2010 at 3:18 am

    Gésia! Que lindo esse post, me emocionei! E me senti honrada por essa convivência!
    Como Zilliani me lembro bem do dia do caça as focas, vc nos acolheu tão bem desde o primeiro dia! E sem nos conhecer inteiramente foi simpática e receptiva! Foi só uma pequena amostra de como seria nossa fada, nossa mãezona todos os dias do nosso estágio!
    Bom, acho q nunca te disse isso, mas te admiro muito!!! =D
    beijinhos**

    Resposta

  10. Posted by Daniella on outubro 13, 2010 at 3:31 am

    Amiga Gésia, é desse amor e humanidade que o mundo precisa. beijos e saudades Dani Sarmento. Olha Também fui sua estagiária. Te amo

    Resposta

  11. Posted by Izabelle Targino on outubro 13, 2010 at 12:55 pm

    Que coisa linda!!!!
    Me emocionei demais com este texto. Parece que passou um filme na minha cabeça. Tarabalhar e conviver com você foi um marco para mim e você sabe disso, né galega?!!!!!
    Sou sua fã!!!!
    Te amooo!

    Resposta

  12. Posted by Edcesar Oliveira on outubro 13, 2010 at 5:14 pm

    Meu bem, que bela homenagem você presta a todos nós, quando, na verdade, nós que deveríamos agradecer pela bela companhia, amizade gratuita, sabedoria compartilhada, sorrisos intermináves… ixhiii… são tantos comentos e sentimentos felizes que faltam até palavras.

    Mas vou aproveitar a oportunidade pra deixar registrado o meu AMOR por você, que me acolheu como uma MÃE, sem pedir nada em troca. Agradeço pela oportunidade de poder ter você na minha convivência. Seja sempre feliz (como sempre é), realizada pessoalmente e profissionalmente e tenha sempre ao seu redor as pessoas que mais te querem bem. Um grande beijo.

    Resposta

  13. Posted by Acássia on outubro 13, 2010 at 5:38 pm

    Eita coisa boa ver isto aqui! Ótima temporada na Tv Pajuçara com Gésia Malheiros, mesmo em turno de trabalho diferente. Saudade! Obrigada por me incluir na lista =) Beijão!

    Resposta

  14. Posted by Clau Soares on outubro 13, 2010 at 9:50 pm

    Só a título de esclarecimento, até a minha mãe, já considera você uma mãe para mim. Eita, você faz feliz até quem não convive com vc, né? Amo e minha família toda tem muito, muito carinho e respeito por tudo que você é em nossas vidas. Te amoooo

    Resposta

  15. Malheeeeeeeeeeeeeeeeeirossssssssssssss!

    Me emociona essa sua alegria. Em dias ordinários, você já inspira vida nas pessoas em sua volta. Com essa vontade de viver, então, vai ser tanta gente querendo ser eterna ao seu lado!

    Um beijo do seu amigo Nealdo.

    Resposta

  16. Posted by Shay on outubro 14, 2010 at 1:51 am

    Gesita, diante de cada palavra linda que vc carinhosamente nos escreveu, só posso rememorar um trecho de um livro que amo e sempre leio.(Está abaixo deste post) Onde um menino (O Pequeno Príncipe) faz amizade com uma rapoza…E nesse diálogo eles descobrem o verdadeiro sentido da amizade atraves do verbo CATIVAR, e esse é o segredo da nossa relação ESTAGIÁRIOSxGÉSIA MALHEIROS. Você sempre cativa e o melhor de tudo, se deixa cativar!!!

    “Que quer dizer “cativar”? – perguntou o Principizinho.
    -É algo quase sempre esquecido – disse a raposa. – Significa “criar laços”…
    -Criar laços?
    -Exatamente – disse a raposa. – Tu não és ainda para mim senão um garoto inteiramente igual a cem mil garotos. E eu não tenho necessidade de ti. E tu também não tens necessidade de mim. Não passo a teus olhos de uma raposa igual a cem mil outras raposas. Mas, se tu me cativas, nós teremos necessidade um do outro.Serás para mim único no mundo. E eu serei para ti única no mundo…[…]”

    Resposta

  17. Posted by Magnolia on outubro 14, 2010 at 1:42 pm

    Pessoal,
    A Gésia também foi uma aluna inesquecível. Noa idos dos anos 90. quando eu e o Pedro Nunes éramos coordenadores do Curso de Comunicação Social da UFAL e também seus professores, ela e sua turma estavam sempre conosco, alegres, dinâmicos e críticos. Quando a vejo hoje brilhando e espalhando amor, não me surpreendo. Para mim, ela sempre foi um Ser de Luz.
    Paz & Saúde !
    Magnolia.

    Resposta

  18. Parabéns pelo sucesso! Segue firme que logo logo alcançará seu objetivo.
    Bjus
    Carol

    Resposta

  19. Own que inveja!!! eu quero uma madrinha dessas pra mim =]

    Resposta

  20. Posted by Adriana Madeiro on outubro 23, 2010 at 5:38 pm

    Gésia, q lindo post!!! Aliás, adorei o seu blog inteirinho!!!! Parabéns!!! Nossa, sempre me bate uma saudade dos tempos de TV e da nossa convivência matinal… rsrsrsrs Saiba q adorei a oportunidade única de ter lhe conhecido e de ter sido sua estagiária, aprendi muuuitooo!!! N apenas coisas de trabalho como da vida mesmo, q alegria de viver, hein!!! Saudades imensas!!! Bjosss

    Resposta

  21. Posted by Olga Sarmento on outubro 26, 2010 at 12:49 am

    Mais que honra estar presente nessa lista!! Que honra ter conhecido e ter compartilhado muitos dos meus dias com você…Mesmo em horários diferentes, sempre dava tempo de conversar e fazer aquele cafuné pra relaxar da tensão da manhã rsrsrs. Adorei ser lembrada… esses dias vou te visitar pela manhã e relembrar um pouco os bons tempo de TV Pajuçara!!! beijaaoo e se cuide!!

    Resposta

  22. Escrever o que, após ler tal declaração de amor? Ainda bem que o reciprocidade é a mesma Gésia. Nós que um dia fomos estagiários e hoje temos o prazer de olhar pra trás e apontar um por um quem nos ajudou, temos o prazer de dizer que um dia fomos ( e ainda somos) seus pupilos com grande orgulho. A relação que você cria com cada um de seus pupilos é quase fraternal, filial. Ao mesmo tempo, assim como vc enxugou as lágrimas de Targino, você enxugou as lágrimas de tantos outros, assim como as minhas. Tenho orgulho, muito orgulho de poder chamar você de amiga. Valeu por tudo…

    Resposta

  23. Não há como esquecer a apreensão e o aprendizado que nos convertem, após alguns meses, em profissionais com bagagem cheia de histórias como essas que, dedicadas, estampam muros virtuais e ilustram, com propriedade, a vida a cada dia mais edificada pelos exemplos de didática e profissionalismo como os seus, Gésia.
    Obrigado pela lembrança!

    Resposta

  24. Posted by Gabriela Martins on novembro 24, 2010 at 11:17 pm

    Oi Abençoada Gésia! Parabéns pelo blog, vou fazer sleeve em janeiro, e seus relatos são muito esclarecedores.
    Que Deus continue sendo sua capacidade e suficiência para viver cada dia em perfeita vitória!

    Um abraço

    Gabi

    Resposta

  25. Posted by Anamaria Santiago on dezembro 28, 2010 at 3:37 am

    Que lindo Gésia!
    Você é mesmo especial!
    Seu post me lembro uma cratinha que enviei para aredação quando deixei de ser estagiária. Há seis anos escrevi que o aprendizado que recebi de vocês me daria a força para me realizar profissionalmente. E eu estava certa!
    Mais uma vez: obrigada!

    Um beijo

    Resposta

Deixe um comentário

