A nutrição em golinhos

Os primeiros quinze dias de uma pessoa que se submete a uma cirurgia de redução de estômago não são fáceis. Mudança radical. Mesmo para quem está acostumado a fazer dieta de restrição alimentar para emagrecimento (como todo gordinho já fez ou faz), a situação é bem diferente. Você passa os quinze dias contando o tempo em fração, ou seja, de quinze em quinze minutos. É aí que a gente dá conta que realmente tempo é ouro (como diz o ditado), porque ele passa muito rápido mesmo.

De meia em meia hora um copinho de cafezinho (50ml) com sucos, caldos ou leite (tudo com complemento alimentar milimetricamente contado e receitado pela nutricionista). Nos intervalos – a cada quinze minutos – um copinho de água mineral ou de coco (em golinhos miúdos).

Copinhos e mais copinhos das 7 às 22h de meia em meia hora

Aproveito o intervalo de meia hora entre os copinhos nutritivos para dá vinte e três voltas ao redor do prédio onde moro (já contei as voltas e é isso mesmo, se ultrapassar, gasto mais energia e aí complica)  . Tenho o cuidado de no meio do caminho, quinze minutos intercalando essa meia hora, tomar um copinho de água (eu desço com um copinho e uma garrafinha pequena de água mineral).

Resolvo ir à loteria pagar umas contas. Tenho de levar uma lancheirinha com garrafinhas térmicas cheia de suco, caldo e água. E de quebra um recipiente com o Carboplex (que em sucos e leite deve conter uma colherzinha de chá desse pozinho nutriente e não pode já ir misturado porque fermenta).

Cppinho com caldo de verdura e legumes com carne ou peixe

No meio da fila o despertador do celular desperta. Hora do leite. O jeito é pedir ajuda a quem estiver na frente da fila para segurar a garrafinha, enquanto coloco a colherzinha do carboplex no copinho e adiciono o leite. Agradeço a gentileza e tomo meu nutriente. As pessoas ficam olhando para você como se estivessem diante de um ET (quem é essa louca que toma copinho de leite no meio da fila da loteria?).Mato um pouco da curiosidade da pessoa que me ajudou, e digo: É que fiz uma cirurgia semana passada e preciso tomar esse negócio na hora certa.

Outra coisa estranha para quem não conhece os quinze primeiros dias de um gastromizado (operado do estômago) é que nesse período precisamos usar uma meia anti-trombo que é branca e vai até os joelhos. Olha, é preciso ser “muito mulher” (ou homem), para sair assim, parecendo uma colegial. Todo mundo olha de forma estranha. E eu passo “no salto”, como se estivesse lançando moda (risos).

Hora do banho tem sempre um copinho de água por perto, porque seguramente será a hora do intervalo e eu preciso tomar os golinhos. Depois do banho, ritual: fazer o curativo. No lugar de onde se tirou o dreno, tem um buraquinho que preciso higienizar colocar três pinguinhos de uma vitamina líquido chamado AGE, que contém vitamina A e E dentro, passar o polvidine e fazer o curativo direitinho com gaze esterilizada e esparadrapo. Término do banho, colocar a meia de novo. Só pode tirar depois do 15º dia pós cirurgia.

Assim que acordo, antes do primeiro copinho nutritivo, preciso tomar um comprimido de Nexium – medicamento de última geração para tratar do estômago – e dissolve em água. Precisa ser em jejum. Depois, dá um tempinho para o primeiro copinho de suco do dia, que deve ser ingerido às 7h.

Sem esses cuidados – fundamentais para uma recuperação saudável e certa – o paciente padece,  correndo o risco de ter uma infecção urinária, uma complicação circulatória e outros que é melhor não falar (sobretudo eu, que estou seguindo tudo à risca).

Já perdi a conta das muitas vezes que a paciência quis me abandonar, mas eu lutei bravamente para que ela ficasse. E ela obedeceu. Passo esses dias (até agora foram nove dias) em vigília das 7 da manhã às 22h. Se cochilar, a nutrição fica incompleta e pode me complicar. E eu quero que tudo saia “como manda o figurino”. Se for assim para fazer, eu farei exatamente assim!

Anúncios

7 responses to this post.

  1. Querida Gesia,

    Que sofrimento é esse dos 15 minutos, espero que passe o mais rápido possível.

    Continui firme e forte!

    Beijos e abraços,

    Fabio Lenine.

    Resposta

  2. Posted by Mariana Novaes on outubro 9, 2010 at 9:03 pm

    Chefinha, vai ficar mais chiquetérrima ainda!!!! Desejo uma boa recuperação…. e que dê tudo certo no seu projeto “Giselle”… hahaha… Beijão.

    Resposta

  3. Posted by jack on outubro 10, 2010 at 2:15 pm

    Ju qdo tu se recuperar de tudo tu vai arrasar, vai pegar geral KKKKKKKKKKKKKK

    Resposta

  4. Posted by ranulfo on outubro 10, 2010 at 4:16 pm

    Minha querida amiga pior é na guerra rsrrrs depois da tempestade ven a calmaria,se bem que neste caso ven é o furacão memso,toda linda arrazando corações

    Resposta

  5. Posted by Shay on outubro 11, 2010 at 12:24 am

    Gesita e sua nutrição que acompanhei hj a tarde!!! E é em pequenos goles que conseguimos os nossos maiores objetivos!!! Os seu golinhos estão dando resultados, que esperadamente serão ótimos (já estão sendo, vc está ótima!) Não preciso dizer que torço muito por vc e que tb te amo?! Sei que vc sabe… Beijos!

    Resposta

  6. Posted by Lela on outubro 11, 2010 at 12:36 am

    Gésia!! não sabia dessa nova aventura! Puxa…parabéns pela coragem e força, sei que é dificil, mas vc esta cercada de pessoas que te amam muito e, tudo passa, tenha certeza. Acho que na vida os momentos difíceis, mas mesmo neles, aprendemos muito. Vc esta na fase de trocas, de uma deliciosa comida por bem estar, saude, entrar naquela roupa que tanto deseja! É minha prima, é assim mesmo! Parabens pela decisão e coragem!
    Bjus!!

    Resposta

  7. Posted by Márcia Rejane on outubro 11, 2010 at 12:43 am

    Galega maravilhosa, aguente firme que no fim tudo sempre dá certo e você vai ficar ainda mais linda e gostosa kkkk

    bjs,

    Márcia Rejane

    Resposta

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: