Um mês após a cirurgia de sleeve gástrico

Hoje é segunda-feira, dia 1º de novembro de 2010. Dia 29 completei um mês de sleevada (termo usado pelas pessoas da comunidade do Orkut “Sleeve Gástrico eu fiz”). É interessante acompanhar as pequenas mudanças que acontecem com a nossa vida à proporção que o tempo vai passando. Em um mês tanta coisa já mudou!

A cirurgia que antes era um ideal, hoje é uma realidade. A nutrição em golinhos, o dreno, a meia anti-trombo, o início da segunda quinzena quando entram os alimentos pastosos, enfim, muita coisa muda em um mês, sem contar com os 15 quilos eliminados nesses trinta dias, é claro.

Pois bem, com 30 dias os pontinhos da barriga (fiz a cirurgia por videolaparoscopia) praticamente somem. O buraquinho aberto para a passagem do dreno já tá fechado e sarado. O cortezinho por onde sai parte do estômago é tão discreto que nem dá para perceber, e o melhor: começamos a comer comida de verdade!

Meus olhos veem...

DICAS FUNDAMENTAIS: mastigar 15 vezes a cada garfada; só tomar água ou qualquer outro líquido, 40 minutos antes e depois do almoço; caminhar 40 minutos por dia diariamente.

Não morro mais pela boca!

 

Catherine Frazão, minha nutricionista. Quero ficar com o corpinho dela!

Eu estou seguindo rigorosamente essas dicas. Moro numa cidade linda, e pertinho da praia. É só atravessar a rua que já estou no calçadão. Só não fui ontem, dia do 2º turno das eleições porque tive plantão na TV. Mas ainda hoje, logo mais à noite, estarei lá.

Meu primeiro almoço foi um ninhozinho de macarrão cabelo de anjo com duas colheres de sopa de carne moída. Que delícia! Cuidadosamente mastiguei 15 vezes cada garfinho que colocava na boca. É incrível como as pessoas com quem almoço na copa da TV Pajuçara (meu trabalho), comem muito!

O tempo passou na janela...

 Recordando um passado não muito remoto, coisa de dois meses atrás, eu me vejo comendo igual (ou até mais) que esses colegas. Puxa! A gente come demais!  Agora tenho um estomagozinho pequeno e fui obrigada a me reeducar. É assim que acontece quando fazemos redução de estômago.

Quase que diariamente abro meu guarda-roupa e experimento muitas roupas. algumas já estão largas demais e outras que não passavam nem pelos braços já servem.  Dá muito prazer se sentir folgada dentro das roupas que usava, e mais ainda de estar dentro daquelas que sequer passavam pelos braços.

é preciso ter força, é preciso ter raça,é preciso ter gana sempre!

  É um período legal (e é importante viver essas pequenas alegrias com tranqüilidade para não nos desesperarmos, porque ainda não somos magras como queremos e como vamos ficar).

Conversando com a nutricionista Catherine Frazão ela me falou das muitas angústias que as pessoas sentem e também da cobrança exterior no trabalho, no ambiente de lazer com amigos e na própria família.  Ela conta que há pessoas que voltam ao consultório triste porque pensavam que no final de trinta , sessenta ou noventa dias, elas já estariam magérrimas.  E não é assim!

A perspectiva é de que ao final de 55 semanas (um ano), o gastromizado perca de cinqüenta a sessenta por cento do peso inicial. Portanto, paciência, equilíbrio, e a imprescindível ajuda psicológica compõem o tripé do sucesso no resultado desse tipo de intervenção cirúrgica.

Todo mundo irá supor que és feliz!

Minha nutricionista também alertou para NÃO QUEIMAR REFEIÇÕES. Segundo ela, justamente por conta da cobrança e da pressa dos operados, muita gente come menos do que o prescrito ou então queima algumas refeições (são seis ao dia). Catherine atenta para esse tipo de conduta do paciente, e diz que agindo dessa forma o gastromizado pode sim, correr risco de desnutrir, desidratar e provocar quadros clínicos indesejáveis à saúde.

Quem acredita sempre alcança.

Então porque não fazer tudo direitinho e dar tempo ao tempo para poder  transformar nosso corpo com a saúde que precisamos e merecemos? Claro que temos a nossa parte a cumprir (como já anunciei acima), mas nada de desespero!

Quem acredita em sereia sabe os segredos do mar!

Daqui a mais quinze dias volto à nutricionista e ao cirurgião Dr. Antônio de Pádua.  A visita a esses dois profissionais, pelo menos no começo, é de fundamental importância para o desempenho do gastromizado.

 Eu pessoalmente vou a minha psicóloga uma vez por semana. Toda quarta-feira, às 19h30. Antes da cirurgia cheguei a ir duas vezes por semana, acredito que nos quinze dias que antecederam a operação.

Só me arrependo das coisas que deixei de fazer por falta de coragem!

Bem, quero deixar aqui registrado. Até agora - 33 dias após minha cirurgia - nunca senti enjôo, nunca vomitei, nunca tive prisão de ventre. Tomo muita água nos intervalos das refeições, obedeço tudo MILIMETRICAMENTE como prescrito. Acho que não há outro caminho para “colher os louros” dessa decisão que muda a vida da gente para melhor, concordam?

38 responses to this post.

  1. Parabéns pela dedicação milimétrica, continue assim, isso demonstra força de vontade.

    Resposta

  2. Posted by eneida on novembro 1, 2010 at 11:28 pm

    Oi Gesia, coloca o peso e altura de antes de operar e de agora?
    E vc era de comer muito doce?
    O médico me disse que no primeiro ano é de 50 a 60 por cento do excesso de peso que se emagrece, mas não do peso inicial, certo?
    beijos

    Resposta

  3. Posted by Verocca on novembro 2, 2010 at 12:25 am

    Gesia querida,
    PARABENS … seu sorriso já diz TUDO.
    E que rostinho fininho já hein. Adorei.
    Suas declaracoes nos ajudam muito.
    Ciontinue postando.
    Sou sua f!a.
    Verooca

    Resposta

  4. Posted by Débora Muniz on novembro 2, 2010 at 1:21 am

    Gésia.. admiro tanto sua força de vontade, acho isso incrível! =D
    grande beijo

    Resposta

  5. Posted by yasmmin on novembro 2, 2010 at 1:27 am

    Gesia, sua transparencia diz tudo! A felicidade está estampada em seu rosto.
    Que permaneça assim sempre. Com essa força de vontade e equilibrio.

    Resposta

  6. Posted by Débora Muniz on novembro 2, 2010 at 1:27 am

    Gésia.. admiro muito sua força de vontade, acho isso incrível!! Parabéns!
    grande beijo**

    Resposta

  7. Posted by Haydée on novembro 2, 2010 at 1:52 am

    Estou adorando!!! Vou sempre acompanhar seu Blog. Força!!!

    Resposta

  8. Posted by Felippe Cuyabano. on novembro 2, 2010 at 4:00 am

    Gesia, parabéns!
    Seu blog continua ótimo, vc está ótima, e o seu texto muito bacana!
    É super bom ver como nós “sleevados” ganhamos uma segunda chance para reaprender a fazer tudo certinho. Graças a Deus! Eu também me cuido direitinho, e isso é fundamental, pois nossa recuperação depende 100% da gente. Vamos nessa! hehe.
    Bjos, parabéns novamente.

    obs: sua nutricionista é gatinha heim? rs… (desculpe, mas tinha que registrar isso rsrs).

    Resposta

  9. Posted by ONEIKA PARANHOS on novembro 2, 2010 at 2:45 pm

    MINHA AMIGA GÉSIA,

    VC SABE QUE ESSA FELICIDADE TODA QUE VC ESTÁ VIVENDO NÃO PERTENCE SÓ A VC, NOS PERTENCE TBM, POIS SEUS AMIGOS ESTÃO TÃO FELIZ COM A SUA FELICIDADE QUE PARECE QUE QUEM FEZ A CIRURGIA FOMOS NÓS…EU FALO NO PLURAL PELOS COMENTÁRIOS NA ROSA…..VC É UMA PESSOA MUITO AMADA, MUITO ESPECIAL EM NOSSOAS VIDAS, POIS A SUA LUZ É TÃO FORTE QUE OS RAIOS PENENTRAM EM NOSSOS CORAÇÕES….QUE VC CONTINUE FIRME E FORTE…COM MAIS FÉ EM DEUS DO QUE VC JÁ TEM….SIGA DIREITINHO AS RECOMENDAÇÕES MÉDICAS PORQUE DAQUI ALGUNS DIAS VC SERÁ A NOSSA MISS ALAGOAS, BRASIL OU MUNDIAL……SE NÃO FOR NENHUMA DESSAS SERÁ A MAIS LINDA MULHER QUE LUTOU PARA SER FELIZ COM SEU NOVO CORPO, SEU NOVO VISUAL….PARABÉNS MINHA PRINCESA….PARABÉNS POR ESSA GARRA…POR ESSA NOVA MULHER POR FORA, MAS A MESMA MULHER DE SEMPRE QUE NOS CONQUISTOU COM ESSE JEITINHO MULEKA…ESSA LINDA MENINA QUE ESTÁ DENTRO DESSA MATÉRIA QUE VC AGORA QUIS CUIDAR MAIS. MINHA MADA SUCESSO…FORÇA….FÉ…CORAGEM….MUITO DE TUDOOOOOOOOOOO…TE AMO…E CONTE COMIGO SEMPRE…DEUS TE PROTEJA SEMPRE.

    Resposta

  10. Posted by juliana ferro on novembro 2, 2010 at 4:50 pm

    Gesia,

    fico feliz por vc e te desejo sucesso nessa nova etapa da sua vida e depois é só fazer novas roupas do jeitinho que vc quiser com a mainha kkkkkk
    parabéns !!!!!
    beijossss

    Resposta

  11. Posted by Shayline on novembro 2, 2010 at 5:28 pm

    Pois é Gesita, muita paciencia e principalmente dedicação… Emagrecer exige muita paciencia e tenho certeza que isso, vc tem de sobra!!!! vc esta quse chegando lá!!!! beijos!

    Resposta

  12. Posted by WALESCA on novembro 2, 2010 at 7:51 pm

    Minha Amiga,
    Você éstá cada vez mais linda!!!!! E eu etou aqui sempre na torcida por você e com uma saudade que chega a doer no peito.
    TE AMO

    Resposta

  13. Posted by walesca on novembro 2, 2010 at 7:59 pm

    Minha cada vez mais linda Amiga,
    Com torço por vc e como vc faz falta… Estou morrendo de saudade e acabei por descobri que saudade dói.
    Estou sem computador, mas assim que instalarem te falo.
    TE AMO

    Resposta

  14. Posted by Sandra Loureiro on novembro 2, 2010 at 9:05 pm

    Oi, Gésia.. que coisa boa saber que vc tá fazendo tudo certinho e com determinação pra que sua cirurgia continue sendo um sucesso!! Nem parece que só tem 33 dias, de tão bem que vc tá.. parabéns amiga!!! Bjãooo

    Resposta

  15. Posted by Walter(tingo) on novembro 3, 2010 at 1:10 am

    Minnha querida Irma e multo boom ver usas conquista, usa felicidad e participamos dela por tabela e fico multo feliz por rudo que vc esta vivendo.Voce merece.

    Resposta

  16. Posted by Isa Mendonça on novembro 3, 2010 at 1:32 am

    Gésiaaaaaa, cada dia que te vejo fico mais feliz. Espero que essa sua nova fase da vida, com o seu renovado corpitxo te traga muitas conquistas pessoais. Deus a abençõe muito. Beijos! Saudades!

    Resposta

  17. Posted by jack on novembro 3, 2010 at 1:32 am

    Minha querida vc está radiante, seu semblante está sereno e tranquilo, transmitindo muita paz. Beijos e felicidades pra ti. Jack

    Resposta

  18. Posted by Rejane Cesar on novembro 3, 2010 at 1:43 am

    amiga vc esta cada vez mais linda!!!
    É assim mesmo que chegaremos lá!
    Estamos juntas nesta caminhanda. avante!!!

    Resposta

  19. Ah faltou só você dizer quantos quilinhos eliminou para sempre nesse 33 dias de operada!!!hehehehehe
    Parabéns amiga!
    beijos

    Resposta

  20. Posted by Carlos Augusto on novembro 3, 2010 at 2:19 pm

    e olha que eu já te chamava (chamo ainda) de Belíssima… agora terei de encontrar outro adjetivo para complementar o que já era belo!!! rs rs rs… Belíssima eu sempre te admirei e me orgulho muito de poder fazer parte do hall dos seletos que te cercam… fico muito feliz por vc, pela sua garra e determinação… mas gostaria de lhe dizer que torço principalmente pela sua saúde… pois para mim… fofinha ou magrinha… vc sempre será BELISSÍMAAAAAAA!!!! Te adoro… beijo grande no coração!!!

    Resposta

  21. Posted by Felícia on novembro 8, 2010 at 5:34 pm

    Gésia adorei saber que está bem e continue na dieta estará sempre bela.Um beijão

    Resposta

  22. Posted by Celso on novembro 13, 2010 at 4:44 pm

    Oi Gesia, parabéns, manha-se disciplicanda e os resultado vão aparecendo.

    Amiga, eu acompanho seu blog desde o início, pois também vou fazer esta cirurgia a minha esta marcada para 10/12 (dá um medo).

    Dizem que esta cirurgia é melhor que as demais, mais rápido a rfecuperação e o retorno ao trabalho, é isso mesmo?

    Tudo de bom.

    Futuro ex-gordo.

    Resposta

  23. Posted by Celso on novembro 13, 2010 at 4:47 pm

    Oi Gesia, parabéns, mantenha-se disciplinada e os resultados vão aparecendo.

    Amiga, eu acompanho seu blog desde o início, pois também vou fazer esta cirurgia a minha esta marcada para 10/12 (dá um medo).

    Dizem que esta cirurgia é melhor que as demais, mais rápido a recuperação e o retorno ao trabalho, é isso mesmo?

    Tudo de bom.

    Futuro ex-gordo.

    Resposta

  24. Posted by Vilcéia Melo on novembro 16, 2010 at 12:13 pm

    Gésia ,

    Sua alegria e sorriso radiantes fazem de vc uma pessoa linda e especial mesmo para aqueles que não te conhecem tão profundamente. Fico felilz que essa mudança esteja lhe fazendo bem !

    Paz de Cristo, saúde e beijos !!!

    Resposta

  25. Posted by Rosângela on novembro 17, 2010 at 6:41 pm

    Gésia antes de mais nada parabéns pelo sucesso. Estou aqui justamente por causa dele. Fiz a cirurgia do dia 21/09/10 e emagreci 15 kg no primeiro mês e parou. Gostaria muito que vc me enviasse as orientações de sua nutricionista para me ajudar, acredito na troca de experiências e tenho certeza q fará muita diferença p mim. Desde já te agradeço de coração. Rosângela…

    Resposta

  26. Posted by zita carvalho on novembro 23, 2010 at 4:33 pm

    Oi Gesia,

    Nossa to super feliz por vc… tb fiz a cirurgia com dr. Padua no dia 19 de nov… to super feliz e acabei que vi seu blog … olha muita forca mesmo e disciplina…rssss coisa que nao tenho muito mas estou tentando… entro no quadro do paciente que queima refeicoes… aaaaadorooo dormir…rrrssss e prefiro dormir a comer… um pequeno probleminha q devo corrigir logo logo… olha se vc tiver afim de da umas caminhadas me passa seu e-mail e ai te mando meu tel e agente combina…
    beijao e continua firme linda,
    zita

    Resposta

  27. Posted by zita carvalho on novembro 23, 2010 at 4:34 pm

    corrigindo… 19 de outubro

    Resposta

  28. Posted by Rosângela on dezembro 1, 2010 at 8:21 pm

    Gésia antes de mais nada parabéns pelo sucesso. Estou aqui justamente por causa dele. Fiz a cirurgia do dia 21/09/10 e emagreci 15 kg no primeiro mês e parou. Gostaria muito que vc me enviasse as orientações de sua nutricionista para me ajudar, acredito na troca de experiências e tenho certeza q fará muita diferença p mim. Desde já te agradeço de coração. Rosângela…

    Resposta

    • Rosangela, publiquei um novo post. Leia. Podemos sim manter contato e vou adorar. Meu msn é gesiamg@hotmail.com. Estou com dois meses e meio mais ou menos de operada e emagreci 22 quilos. Acho que vc deve rever a questão alimentar e a necessidade dos exercícios aeróbicos e a musculação (vou começar a minha em janeiro, mas já caminho na praia).

      Resposta

  29. Posted by Simone on dezembro 7, 2010 at 5:58 pm

    Oláaa… amei o seu blog, e quero que saibas que estou feliz por vc, eu fiz a minha cirurgia dia 16/11/2010, estou me recuperando maravilhosamente bem, e estou muito feliz por estar vivendo uma nova vida, com muito mais qualidade.

    Beijossss…

    Resposta

  30. Posted by Cristina on dezembro 8, 2010 at 4:39 pm

    Oi gesia, que bom poder falar com alguem que como eu fez sleeve, eu estou com 9 dias de operada, me sinto muito bem…estou feliz e animada, e já se foram uns kilinhos…rsrrsr, o que é melhor.
    gostaria de manter contato com vc…bjus

    Resposta

  31. Posted by luis gimarães on dezembro 8, 2010 at 7:09 pm

    Olá eu não te conheço mas sou tambem um sleevado que descobriu este blog por simples e mero acaso,fui igualmente submetido ao sleeve no dia 29/10/2010 e quanto ao resto já foste bastante precisa e concisa hoje tenho menos 16Kg e a minha alegria e imenssa pelos mesmos motivos que tu e alguns mais…
    sou luis guimarães de Portugal – Braga a minha nutricionista e muito simpatica e super agradavel Aline (brasileira)o cirurgião foi o Dr.Maia da Costa impecavel tambem esta cirurgia foi no Hospital São Marcos – Braga

    Resposta

  32. Posted by Juliana Rocha on dezembro 9, 2010 at 4:03 pm

    Boa tarde Geisa, vi seu post, achei lindo o que vc escreveu, mas na verdade estou querendo tirar algumas dúvidas com vc, sabe coisas que não temos coragem de perguntar para os médicos!? rs
    Marquei a minha cirurgia de sleeve para o dia 26/01/2011, estou preocupada, e se eu não emagrecer o que espero? tenho 85k e 1,66m, tinha 55k – 58k, tenho medo de não chegar nem perto disso novamente. Você ja alcançou seu resultado desejado? como esta seu emocional?
    Estou ficando neurótica … rsrsrs bjus e parabéns pela sua caragem!

    Juliana

    Resposta

    • Juliana minha querida, desculpa a demora. Puxa! Você não tá obesa não, menina? que invenção é essa de fazer a sleeve? Olhe, se seu médico disse que faz e vc se sente gordinha, pode ter certeza que cumprindo tudo a risca vc vai ficar com o peso que tinha. não tema. não fique neurótica, não se desespere. Eu fiz a cirurgia no dia 29 de setembro de 2010, tá com dois meses e pouco e emagrecio 22 quilos. Estou felicíssima. Um beijo!

      Resposta

  33. Posted by Vanessa on janeiro 12, 2011 at 2:27 pm

    Olá Gesia…
    Me operei aqui em São Paulo no dia 20 de dezembro de 2010.
    Estou tendo um pouco de dificuldade com a dieta sólida…
    Gostaria de manter contato com você e com outras pessoas que também estão passando por esta experiência…
    Beijos e boa sorte!!!

    Resposta

  34. Posted by Lucia Lopes on fevereiro 3, 2011 at 2:41 pm

    Gesia marquei minha cirurgia e estou preocupada com alimentação depois, gostaria de saber se depois de operada podemos comer carne por exemplo? pq ja me falaram q algumas pessoas nao pode comer carne, arroz e fiquei muito preocupada, ja pessou nunca mais eu poder comer carne.

    Resposta

Deixe um comentário

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

